Quem somos
Quem Somos
A⠀Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro – ARI – foi fundada em 1942 por um núcleo migratório de judeus oriundo principalmente da Alemanha, que encontrou no Brasil a liberdade que lhe foi arrancada pelo nazismo na Europa. Filiada à World Union for Progressive Judaism e alinhada ao judaísmo reformista desde a sua fundação, a ARI integra um movimento que reúne mais de 1.250 sinagogas em mais de 50 países no mundo, o que gera parcerias e troca de ideias para perseguir a missão com mais consistência.
ㅤ
Em seu desenvolvimento, a ARI entendeu que as novas gerações precisariam nutrir-se por uma vida judaica que não fosse reprodutora automática do mundo que os imigrantes deixaram e soubesse caminhar no tempo novo do lugar novo.
A viga deste caminho institucional é a postura de fazer da sinagoga um espaço de acolhimento e convívio.
Neste sentido, é importante recordarmos a liderança do rabino Henrique Lemle (Augsburg, 1909 – Rio de Janeiro, 1978) retratada no livro biográfico que seu filho, Alfred, escreveu: “O Homem que Gostava da Gente”.
Este é o ponto básico: receber, abraçar, criando um ambiente acolhedor, uma verdadeira comunidade. Não pode haver a robotização que sufoque a espiritualidade que emana da dimensão divina que brota em cada ser humano.
É uma verdadeira tarefa de devoção, pois no amplo leque comunitário simultaneamente convivem as intensas alegrias e as profundas dores e sofrimento.
Para que serve o minian – grupo mínimo de dez pessoas numa oração – senão para acolher permitindo o compartilhar dos sentimentos e a troca de ideias que a leitura da Torá enseja?
O espaço congregacional é simultaneamente plural para todos e singular para cada um. O ritmo da vida espiritual da sinagoga conjuga o que aparentemente é conflitante: acelera sem deixar os que cambaleiam para trás. Por isso, a matemática espiritual, citando Martin Buber, faz com que -A e +A, enquanto antagônicos, não sejam auto-excludentes.
Isto permite que a ARI seja a casa comunitária para cada judeu e cada judia e seus familiares. É o lar extensivo do que somos: uma grande família!
Sérgio Margulies
Rabino da ARI
