NOSSO JUDAÍSMO

Uma sinagoga onde cada um encontra seu judaísmo

Na ARI, preservamos as tradições judaicas com abertura para transformações necessárias a cada tempo e lugar. “O judaísmo reformista nos convoca a atuar com responsabilidade no processo decisório. O destino é, com livre arbítrio, nossa responsabilidade”, explica o rabino Sérgio Margulies.

SERVIÇOS SEMANAIS

Kabalat Shabat

Às sextas-feiras, quando o sol se põe, celebramos a chegada do Shabat, o dia do descanso.

Shacharit

Nas manhãs de sábado, a oração geralmente acontece junto com um bar ou bat-mitsvá.

Arvit

Arvit, ou Maariv, é a reza feita após o anoitecer. O serviço inclui a recitação do Shemá e da Amidá.

Minian das quintas

Reza matinal nas quintas-feiras, seguida de leitura da Torá e do estudo do trecho lido.

FESTAS E DATAS JUDAICAS

Celebrando juntos


O calendário judaico começa em Rosh haShaná – o Ano Novo -, que marca o início dos Yamim Noraim – período de dez dias até Yom Kipur – Dia do Jejum.


Ao longo do ano, celebramos vários chaguim – festas judaicas –, como Sucot, Simchat Torá, Chanuká, Tu Bishvat, Purim, Pessach, Lag Baomer e Shavuot.


Também recordamos juntos outras datas que não são festivas, mas representam a nossa história de sobrevivência enquanto povo, cultura e religião, como Yom haShoá, Yom haZikaron e Tisha beAv.

CICLO DA VIDA

Alegria e festa para marcar momentos inesquecíveis


Ao nascer, a criança ganha um nome judaico; na adolescência, conquista sua maioridade religiosa, com seu bar/bat-mitsvá; ao se casar, recebe bênçãos por iniciar uma família. Em todos estes momentos de alegria e celebração do ciclo da vida, a ARI também é a casa de cada família.

FALECIMENTOS

Serviços e apoio espiritual

O fim da vida requer preces, acolhimento e encaminhamentos. Conte com a ARI também nos momentos mais difíceis, de perda de um ente querido.