Ativismo, Herança

Diálogo inter-religioso

Diálogo Inter-Religioso

O diálogo inter-religioso estimula a troca com a sociedade maior pela via dos múltiplos sagrados que compõem a diversidade religiosa do Brasil e representa o braço judaico no Diálogo Católico-Judaico do Rio de Janeiro. A atividade é inerente à história da ARI, iniciada pelo Grão-Rabino Henrique Lemle, à época, com o nome de Fraternidade Judaica-cristã.

Hoje, o diálogo se ampliou entre as diferentes religiosidades e etnias, com o objetivo de compartilhar conhecimento e vivências para desconstruir preconceitos, em especial, o antissemitismo. Para tanto, mantém uma agenda perene em parceria com a PUC-Rio, Uerj, Arquidiocese, OAB, secretarias municipal e estadual e instituições judaicas, como o Memorial do Holocausto e a Fierj.

A ARI ocupa uma cadeira no Coneplir – Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa (representada por Diane Kuperman e Ana Luiza Grillo Balassiano) e no Complir – Conselho Municipal de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa (onde atua Ana Luiza Grillo Balassiano).

Responsável: Ana Luiza Grillo Balassiano