Sala da Memória
Sala da Memória
Comissão de Identidade e Memória
A Comissão de Identidade e Memória da ARI (CIM) está empenhada no levantamento de documentos e fotografias, no registro de depoimentos e na preservação de objetos de culto e uso na sinagoga.
Constituída em 1982, a CIM atua na manutenção e organização constante do acervo e na criação de um banco de História Oral, com a ajuda de voluntários e ativistas da ARI, a fim de produzir exposições, publicações e eventos focados no calendário anual de atividades e celebrações.
A CIM trabalha para restaurar, preservar, valorizar e divulgar o patrimônio da ARI e a história da Instituição, que, ao longo de seus mais de 80 anos, guarda parte da cultura judaica e do judaísmo com raízes multifacetadas no Rio de Janeiro.
O acervo em papel abarca publicações e edições especiais, livros dos Rabinos da ARI, livros de reza, edições dos Boletins festivos e dos informativos semanais e quinzenais, coleção de A Quinzena na ARI, correspondências históricas e diversas, folheteria, artigos em jornais e revistas de época, fotografias originais, fitas K7, vídeos, DVDs, discos e disquetes rígidos e flexíveis. Com a chegada da comunicação digital, a CIM armazena material da Memória em nuvem da produção da CIM, como o Baú da Memória, depoimentos, e registro de festas e eventos.
A CIM mantém inventário de objetos usados na Sinagoga e nas festas religiosas, com registro de suas procedências e, regularmente, encaminha-os para restauro quando necessário. Esses objetos acompanham a ARI desde antes de sua fundação; foram doados por sócios e familiares de sócios, ou adquiridos ao longo dos anos.
A CIM também publica edições especiais pela celebração de aniversários da Congregação, organiza painéis, palestras, exposições em eventos específicos dentro e fora da ARI e atua em parceria com outras Comissões para a realização de projetos internos e externos.
A Comissão acolhe voluntários e/ou trainees com especialidades nas áreas de história e arquivologia, para classificar, arquivar, digitalizar documentos e editar gravações.
Responsável: Noemi Brotzen Varsano
Fonte: CIM e Heritage and History